quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Rio Babilônia (1982)


Sinopse

No Rio de Janeiro das praias e favelas, das atrações turísticas e da miséria, Marciano é acordado em seu apartamento pelo telefonema de uma agência de relações públicas, que o convida para recepcionar Dr. Liberato, industrial afastado do Brasil há vinte anos, que, na verdade, é um traficante internacional de ouro.

Vera Moreira é uma jornalista corajosa que tem informações suficientes para levar Liberato à cadeia, e por isso, corre perigo. Ela o importuna com perguntas a respeito do contrabando de ouro no norte do país. Este resolve que ela deve ser eliminada o mais breve possível. Vera e Marciano se conhecem e ela o faz cúmplice em seu projeto de denunciar Liberato.

Marciano procura Madame Solange, cafetina do 'high society', transmite-lhe confiança e acabam se amando. Em seguida, ele procura Linda Lamar, uma estrela internacional que chega ao Rio para lançar um produto de sua grife e disposta a provar de tudo que esse "país exótico " possa lhe oferecer. Com o contrato cancelado, Linda pede a Marciano que lhe compre mil dólares de cocaína. Este vai ao morro e procura o traficante Sabará, mas são interrompidos por uma batida policial e assaltados. Linda conhece e se apaixona por Bira, um conhecido passista de Escola de Samba.

A cidade vive a excitação dos festejos de fim de ano. Claúdia e Eduardo oferecem uma festa de réveillon onde todas as extravagâncias são permitidas. Muita bebida, muita droga e mais o insaciável erotismo da dona da casa conduzem a festa, até o momento em que é interrompida por um inesperado assalto. Liberato, presente, termina a noite nos braços de um travesti, ao som dos versos de Pablo Neruda. Marciano amanhece o dia na praia, entre os despojos de Iemanjá.

Direção: Neville de Almeida

Roteiro: Neville de Almeida, Ezequiel Neves, João Carlos Rodrigues

Produção: Hélio Ferraz

Música Original: Guto Graça Mello, Robson Jorge, Lincoln Olivetti

Fotografia: Edson Santos

Edição: Marco Antônio Cury

Direção de Arte: Yurika Yamasaki

Figurino: Liège Monteiro, Markito

Efeitos Sonoros: Roberto Leite, Guará Rodrigues

País: Brasil

Gênero: Drama


Prêmios: Festival de Gramado - Kikito de Ouro de Melhor Cenografia e Figurino

Indicações:
Festival de Gramado - Indicado ao Kikito de Ouro de Melhor Filme

mais informações: encontro estranho
Christiane Torloni Vera Moreira
Jardel Filho Dr. Liberato 'Mr. Gold'
Joel Barcelos Marciano
Pat Cleveland Linda Lamar
Denise Dumont Cláudia
Pedrinho Aguinaga Eduardo
Tânia Bôscoli Regina, distribuidora de drogas
Norma Bengell Madame Solange
Paulo Villaça Dante
Antônio Pitanga Bira
Wilson Grey Capanga do Dr. Liberato
Sérgio Mamberti Político
Luiz Fernando Guimarães
Nildo Parente
Paulo César Pereio
Maria Gladys
Maurício do Vall

Nenhum comentário: