domingo, 25 de julho de 2010

Walter Montezuma - Faz Tanto Tempo

O ignorado cantor e compositor Walter Montezuma, se apresenta com a dançante "Faz Tanto Tempo" no programa de Imperial.

Gilberto Santamaria "Ana" (1978)


Gilberto Santamaria mergulhado na onda disco canta "Ana", com coreografia bizarra e figurino curioso, mais uma pérola do Programa Carlos Imperial - Tv Tupi (1978).

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Alice Goulart


Que maravilha! making of do ensaio da gaúcha Alice Goulart de 27 anos, para o site da Revista Trip!

sábado, 17 de julho de 2010

Fábio - Venha (1978)

O cantor Fábio, um dos pilares da soul music no Brasil e parcerio de Tim maia, canta seu hit "Venha" no programa de Carlos Imperial na TV Tupi, sob a gritaria insana das fãs.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Toquinho na Revista Pop

O compositor, violonista e cantor Antonio Pecci Filho, o Toquinho, um dos maiores músicos brasileiros em destaque publicação na Geração Pop de 1973.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Respeito aos índios

Indios, os primeiros habitantes das Américas! Os europeus colonizadores roubaram sua terra, dizimaram seu povo, destruiram sua cultura, entre ourtras atrocidacidaes.


Salve! Ticuna, Guarani, Caiagangue, Macuxi, Terena, Guajajara, Xavante, Ianomâmi, Pataxó, Potiguara.


"Pois todo dia, toda hora, era dia de índio/Mas agora eles só têm um dia/ O dia dezenove de abril" (Jorge Ben)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Gotan Project e De Phazz

Dois bons lançamentos deste ano que agitam e relaxam, Gotan Project e De Phazz.

O Gotan Proejct com seu tango "eletrificado" mantém a qualidade em "Tango 3.0", que deve ser oficialmente lançado em 19 de abril, mas para variar já está disponível em download pela net, porém o produto original, que com certeza vale mais a pena, tem o encarte e capa do CD e LP feito com papel reciclado e um código pessoal para baixar 4 faixas bônus. Destaque para o primeiro single"La Gloria", "De Hombre A Hombre", "Tango Square" entre outras.

Projeto alemão liderado pelo produtor Pit Baumgartner, o De Phazz também conhecido como "The Godfathers Of Lounge" chega ao seu oitavo disco "LaLa 2.0" recheado de participações e com um reportório que te convida para os momentos de relax ou certeiro para aquele evento entre amigos. Destaco as faixas "No Lie", "No Story", "Slums Of Monte Carlo", "Duck & Cover", "Walk With Love" e "Rat Pack".

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Black Music - In The Land Of Reggae

A britânica revista Black Music de fevereio de 1976, em edição especial na Jamaica, a terra do reggae com sua música e seus expoentes.

quarta-feira, 31 de março de 2010

George Clinton - Jet (1978)

Fotos da matéria com George Clinton publicadas na revista americana Jet, edição de 7/12/1978, que traça um pequeno perfil do músico com 37 anos na época. Do tempo em que era barbeiro em Plainfield (New Jersey) até o sucesso à frente do Parliament-Funkadelic com suas turnês milionárias e os milhões de discos vendidos, os projetos paralelos como a produção musical dos artistas que o acompanhavam, o sonho de um selo próprio, o suporte a uma escola de música para crianças do gueto e do seu excêntrico estilo. One Nation Under A Groove!!!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Armando Nogueira

Para homenagear Armando Nogueira, reproduzo um singelo texto que escrevi para o blog do jornalista Sergio Couto.

Armando Nogueira – Bola na Rede (1973)

Uma seleção de crônicas de Armando Nogueira, com a organização, estudo e notas do Profº Ivan Cavalcanti Proença. O cronista nascido em 1927 na cidade de Xapuri no Acre, iniciou sua carreira jornalística como redator do Diário Carioca e assinando a coluna Bola Prá Frente, com o pseudônimo de Arno, posteriormente trabalhou na revistas Manchete e O Cruzeiro, Jornal do Brasil e Rede Globo.
Dividido por temáticas, o livro aborda assuntos como os Craques, O Lírico/ O Social/ O Efabulativo, Humor e Bola, Sofredores, Heroicidade e Crônicas de Circunstância, com cada uma subdividindo-se em etapas. Em Craques, histórias e casos de jogadores com Heleno, Zizinho, Nilton Santos, Gérson, Pelé e Garrincha, são lembrados e suas jogadas enaltecidas. Sobre Pelé e com todo o esplendor que as palavras permitem, o autor afirma, “É tão perfeito no criar como no fazer o gol, no drible, no passe, no chute, na cabeçada. Seja em que circunstância for, Pelé mantém com a bola uma relação de coexistência absolutamente íntima, terna, cordial; por isso é capaz de estar ao mesmo tempo, na concepção e na realização de uma jogada”. As Copas que viu como profissional até então (a 1ª edição do livro foi publicada em 1973), da Suíça – 1954, Suécia – 1958, Chile – 1962, Inglaterra – 1966 e México – 1970. Passagens de times que o encantaram fora do eixo Rio-São Paulo, como o Cruzeiro de Tostão e Dirceu Lopes, onde ele rasga elogios e faz um alerta, “Estou certo de que os mineiros…estão documentando em filme a carreira brilhante e histórica do time do Cruzeiro. Façam isso, sim, senão amanhã ou depois, a gente vai contar a quem não pôde ver e é capaz de passar por mentiroso”.
Na temática dos Sofredores ele narra à saga de juízes, técnicos e torcedores, que mesmo fora do campo, são essenciais ao esporte, em uma dessas, Nogueira conta uma história que ouviu em uma roda em Porto Alegre, de um cochicho, que é sinônimo de suborno, no clássico Bagé e Guarani. O goleiro do Bagé foi conversado a facilitar as coisas em troca de um bom dinheiro, depois do segundo gol que levou devido a uma “falha” sua e novamente anulado por impedimento pelo juiz, o goleiro puxou o juiz até a linha de fundo e disse:
- Escuta aqui, eu sou uruguaio, o senhor também, por isso eu posso falar francamente, o senhor está me prejudicando. Afinal de contas, quem é que está no cochicho aqui, sou eu ou é o senhor?
- Que eu saiba, eu. Respondeu o juiz.
E não teve jeito, o Bagé venceu por 1×0, gol de pênalti no finalzinho.
Essa e outros folclores do futebol estão presentes neste livro, que infelizmente está sem nenhuma reedição à vista, podendo ser comprada apenas em sebos, mas vale a leitura.

Dados bibliográficos: Nogueira, Armando. Bola na rede. 2. ed. Rio de Janeiro : J. Olympio, 1974. 191 p.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Erykah Badu - New Amerykah Part Two [Return Of The Ankh] (2010)

Vazou na internet o quinto álbum de estúdio de Erykah Badu, com previsão de lançamento oficial no dia 30/03, as músicas estão disponíveis para download. Em um registro mais suave que o anterior, onde figuravam batidas mais densas combinadas com letras politizadas, em New Amerykah Part Two (Return Of The Ankh) ela revela o seu lado mais espiritual e sentimental, pessoalmente gostei muito deste disco. Destaque para as faixas "Window Seat" com participação de ?uestlove e James Poyser, "Get Munny" que tem como referência o clássico rap "Get Money" de Junior M.A.F.I.A. e Notorious B.I.G. juntamente com a sampleada "You Can't Turn Me Away" de Sylvia Striplin e mais "Umm Hmm" , "Gone Baby, Don't Be Long", "Love", "Fall In Love" e a jazzística "Out My Mind, Just In Time". Erykah Badu, uma das maiores cantores americanas, senão a maior, está de volta e com este ótimo disco na praça, vale a audição!!!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Elis Regina _ Alô, Alô Marciano (1980)

Elis Regina canta um de seus maiores sucessos "Alô, Alô Marciano" composição do casal Rita Lee e Roberto de Carvalho em clipe para o programa Fantástico de março de 1980.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Sarah "Amor Bandido" (1979)


Sarah, uma das estrelas da discoteque brasileira e que é anunciada como "uma gata prá homem nenhum botar defeito!", canta "Amor Bandido" um de seus maiores sucessos na estréia do programa de Carlos Imperial na TVS/Record em 09/06/1979.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Johnny Alf (1929-2010)

Um dos percussores e mentores da bossa nova Johnny Alf, morreu nesta quinta-feira 4 de março em Santo André. O cantor, pianista e compositor nasceu no Rio de Janeiro em 19 de maio de 1929 batizado como Alfredo José da Silva e começou a estudar piano clássico por volta dos 9 anos, o que mais tarde exerceria forte influência sobre a música que criaria. Tocou em diversas boates e bares da noite carioca e paulista, onde era ouvido atentamente e aplaudido por gente como Dick Farney, Nora Ney, João Gilberto e o ainda jovem Roberto Mensecal, que se encantavam com seus improvisos, harmonias e canções revolucionárias como "Rapaz de Bem", "Eu e a Brisa", "Disa" e "Podem Falar", músicas que deixariam marcas nos arranjos e batidas da bossa e que posteriormente seria reconhecido pelo compositor Carlos Lyra em entrevista a Folha de São Paulo, "Quando a minha geração chegou, ele já tinha lançado as sementes: sambas-canções modernos, influências de jazz, letras coloquiais, superdiscretas, para se sussurrar no ouvido. Eram composições menos derramadas, exibidas, mais classe média, cool".

quinta-feira, 4 de março de 2010

Miss Lene - Deixa A Música Tocar (1979)


A cantora cearense Miss Lene fez muito sucesso no final da década de 70, apesar de pouco conhecida atualmente, ela foi uma febre, chegando a vender 1 milhão de cópias de seus dois álbuns editados pela CBS entre os anos de 1978 e 1980. Neste vídeo a cantora se apresenta com seu hit "Deixa A Música Tocar" no quadro "Jogo das Famílias" do programa Sílvio Santos, curiosamente, neste dia o game reuniu a sua família e a de Carlos Imperial. Com o fim da era disco, Miss Lene abandonou a careira artística e hoje casada e mãe de dois filhos vive tranquilamente na Suíça.

Wax Poetics Nº 39

A edição Nº 39 da revista bimestral Wax Poetics, a biblía dos grooves, é dedicada ao Afro-Beat e a seus maiores expoentes e criadores como o Black President Fela Kuti e o baterista Tony Allen. Vale conferir!!!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Os Famks "Sempre te tratei numa boa" (1978)

Banda embrião que mais tarde se tornaria no multiplatinado Roupa Nova em momento disco music no programa de Carlos Imperial.