quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A Dama do Lotação (1978)


Carlos e Solange se amam desde jovens e, após um casto namoro, se casaram. Na noite de núpcias, Solange se recusa a fazer amor com ele. Primeiro ele implora, então em um acesso de raiva a estupra. Solange afirma que o adora, mas nos meses que se seguiram ao casamento ela não pode ser tocada por Carlos. Para provar a si mesma que não é frígida, começa uma rotina diária de seduzir homens em coletivos, homens que ela nunca viu nem verá novamente e nem mesmo sabe seus nomes. Além disto, ela tem relações com o melhor amigo de Carlos e até mesmo com seu sogro. Carlos entende que ela é infiel e, armado, confronta Solange. Enquanto isso, ela busca ajuda psiquiátrica, pois não sente nenhum remorso.

Elenco:

Sônia Braga Solange
Nuno Leal Maia Carlos
Jorge Dória Dr. Alexandre, pai de Carlos
Paulo César Pereio Assunção
Cláudio Marzo Analista
Márcia Rodrigues Dolores
Paulo Villaça Malandro
Roberto Bonfim Bacalhau
Ivan Setta Mosquito
Ney Santanna Contínuo
Yara Amaral Dona Matilde
Liège Monteiro Clarice
Thaís de Andrade Secratária
Waldir Onofre Passageiro
Washington Fernandes Passageiro

Ficha Técnica:

Título Original: A Dama do Lotação Gênero: Drama Duração: 111 min. Ano de Lançamento (Brasil): 1978 Distribuição: Atlantic Direção: Neville de Almeida Roteiro: Neville de Almeida, baseado em livro de Nélson Rodrigues Produção: Alberto Fonseca e Walter Shilke Música: Caetano Veloso Fotografia: Edson Santos Direção de Arte: Gilberto Loureiro Figurino: Marília Carneiro Edição: Raimundo Higino

Tema do filme:

Caetano Veloso - Pecado Original

Personalidade - Tony Tornado

Tony Tornado no auge em dois momentos, ganhando projeção nacional, após vencer o Festival da Canção com a música "BR-3", juntamente com o Trio Esperança e Antonio Adolfo em 1970 e com a sua namorada na época, a atriz Arlete Sales em 1971.